Cirurgia videolaparoscópica

Trata-se de uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, na qual o cirurgião tem acesso a diversos órgãos abdominais sem fazer grandes incisões (cortes) na pele.

Realizada sob anestesia geral, o procedimento inicia com a introdução de gás no abdome do paciente, promovendo ampliação do espaço operatório. 

Através de uma pequena punção abdominal, o cirurgião introduz uma microcâmera que permite a visualização em HD e imagem ampliada dos órgãos. 

Outras punções são feitas em sequência para introdução de pequenas pinças, através das quais o cirurgião irá realizar incisões e suturas conforme a necessidade de cada procedimento.

Além de extremamente eficaz, a laparoscopia proporciona ao paciente menor dor pós operatória, alta hospitalar precoce e recuperação mais rápida para as atividades diárias, além de melhor estética na incisão.

Diversos procedimentos podem ser realizados através dessa técnica, como por exemplo: prostatectomia radical, nefrectomia radical e parcial, pieloplastia, reimplante ureteral entre outros.