HOLEP (Enucleação endoscópica da prostata com Holmium Laser), é um procedimento minimamente invasivo para tratar a hiperplasia benigna da próstata, também conhecida como inchaço da próstata.
É uma cirurgia endoscópica (realizada pelo próprio canal da urina, sem cortes), durante a qual o médico usa um tipo de laser (Holmium laser) para remover o tecido da próstata que está causando o bloqueio do fluxo de urina (adenoma prostático)
O objetivo da cirurgia é aliviar os sintomas como jato urinário fraco, esforço para iniciar a micção e aumento da frequência urinária noturna.
Em geral, os pacientes podem esperar uma recuperação rápida e uma melhora significativa dos sintomas após o procedimento.
Dentre as principais vantagens do HOLEP, podemos destacar:
- Cirurgia minimamente invasiva: O HOLEP é realizado através da uretra (o próprio canal da urina), nao sendo necessário, portanto, realizar nenhum tipo de incisão (corte) no paciente.
- Resultados eficazes e duradouros: através dessa tecnica, é possível remover todo o adenoma prostatico que está causando a obstrução do fluxo da urina, sem deixar resquícios na próstata. O resultado disso é uma melhora rápida e duradoura dos sintomas.
- Risco reduzido de complicações: O HOLEP apresenta um risco significativamente menor de complicações, como sangramentos, transfusão sanguínea, infecção urinária, incontinência urinária, etc, em comparação com a técnica aberta.
O paciente fica internado, em média, por 24hs no hospital, em uso da sonda vesical de demora e irrigação. No dia seguinte, a sonda é retirada e o paciente recebe alta hospitalar após a primeira micção.
Considerado padrão ouro no tratamento de próstatas volumosas, o HoLEP tem ganhado mais adeptos a cada ano, com resultados cada vez mais promissores.
É importante ainda lembrar que cada paciente é único, e a decisão de se submeter ao HOLEP ou a outro tipo de cirurgia deve ser baseada nas condições individuais de cada um e no julgamento do médico. Antes de decidir se o HOLEP é a melhor opção, é importante que o paciente converse com o seu urologista sobre todas as opções disponíveis e os riscos e benefícios de cada uma.